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Dados vol. 68 n. 2 Rio de Janeiro 2024-07-01 2025

Habilidades, Emprego e Salários de Graduados da Educação Superior no Brasil

André Vieira

Resumen

As diferenças de habilidades entre graduados compõem a explicação chave das abordagens meritocráticas para os resultados desiguais observados no mercado de trabalho. Neste estudo, utilizamos dados do Enade (2009-2011) e da Rais (2013-2015) para analisar em que medida dimensões qualitativas da educação superior, incluindo a qualidade da formação, têm capacidades distintas de estruturar o emprego formal e os salários quatro anos após a graduação. O principal resultado indica a relevância das habilidades mensuradas para o destino ocupacional dos graduados, mas também que a dicotomia entre o emprego formal-informal não se aplica aos estratos superiores da força de trabalho: os graduados com origem social privilegiada e elevada qualificação profissional em áreas tecnicamente intensivas tendem a permanecer fora do emprego formal após a graduação, o que parece agravado por condições de deterioração do emprego em ocupações de nível superior. Embora as habilidades importem para a transição entre educação superior e mercado de trabalho, encontramos evidências de persistência de processos de reprodução social e fechamento social por diploma.

Palabras-clave: estratificação horizontal; educação superior; desigualdade; mercado de trabalho; transição escola-trabalho

DOI: .1590/dados.2025.68.2.368

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Habilidades, Emprego e Salários de Graduados da Educação Superior no Brasil