Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 68 n. 2 Rio de Janeiro 2024-07-01 2025
Resumo
A literatura sobre reformas eleitorais, em geral, e reformas do financiamento de campanhas, em específico, tem se beneficiado pouco das contribuições do campo de análise de políticas públicas. Seja em termos teóricos e/ou metodológicos. Este artigo propõe um modelo de análise de reformas do financiamento de campanhas a partir do conceito de ciclo de políticas (policy cycle), considerando como se forma a agenda sobre reformas (1); tomada de decisão (2); implementação (3); e avaliação (4). Utilizo este modelo para observar empiricamente o caso da regulação do autofinanciamento eleitoral no Brasil, a partir de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que a restrição do autofinanciamento no Brasil está associada ao maior peso desse tipo de recurso nas campanhas após a proibição das doações empresariais. E, também, a reforma parece não cumprir seus objetivos iniciais. Neste sentido, o artigo busca contribuir com a literatura em dois sentidos: a proposição de um modelo de análise das reformas de financiamento de campanhas e sua aplicação ao caso brasileiro.
Palavras-chave: reformas eleitorais; autofinanciamento; métodos mistos; políticas públicas
DOI: .1590/dados.2025.68.2.357
Reformas do Financiamento de Campanhas como políticas públicas: uma análise de policy cycle