Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Em consonância com o programa de abertura da ciência e de seus processos metodológicos, DADOS passa a aceitar manuscritos disponibilizados em servidores preprints e a indexar bases de dados oriundas das pesquisas por nós publicadas. Além de agilizar a tramitação e divulgação de manuscritos, as duas medidas conferirão mais transparência aos processos de produção e avaliação científicas, permitindo que qualquer interessado/a possa acessar manuscritos antes da avaliação por pares e o conjunto dos seus dados.
Os manuscritos preprints são aqueles disponibilizados ao grande público em servidores virtuais especializados no momento de sua submissão à revista. Isso possibilita que os manuscritos sejam avaliados pela comunidade acadêmica como um todo ao mesmo tempo em que são analisados pelos pareceristas anônimos de DADOS. Ademais, o texto obtém um Identificador de Objeto Digital (DOI) no momento de sua submissão ao servidor de preprints, podendo ser citado imediatamente.
A abertura da revista aos manuscritos preprints não elimina nossa revisão cega por pares, haja vista que autores/as permanecerão desconhecendo a identidade de seus/suas avaliadores/as. No entanto, na modalidade de submissão de preprints, os/as pareceristas passam a ter acesso à identidade dos/as autores/as. Para aqueles/as que preferirem, ainda manteremos a possibilidade de submissão de artigos à tradicional avaliação duplo-cega, na qual nem pareceristas nem autores/as têm acesso à identidade uns/mas dos outros/as. Artigos inicialmente submetidos no modelo tradicional duplo-cego não poderão ser disponibilizados em servidores preprints antes ou durante sua tramitação na revista. Mais detalhes em nossas instruções.
Para dar mais transparência às análises científicas e garantir a sua replicabilidade, DADOS também passa a indexar as bases de dados e algoritmos utilizados nos artigos publicados. Com isso, pretendemos possibilitar a replicabilidade das análises divulgadas, bem como a ampla divulgação dos dados mencionados em nossos artigos.
Embora a indexação já seja prática corrente para pesquisas quantitativas em inúmeras revistas, DADOS também passa a indexar materiais utilizados em pesquisas qualitativas como imagens, documentos, transcrições completas de entrevistas, mapas etc. Em todos esses casos, só serão indexados dados que não sejam de uso sensível e que não exponham a qualquer risco os sujeitos pesquisados. Mais detalhes em nossas instruções.