Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 68 n. 2 Rio de Janeiro 2024-07-01 2025
Resumo
Em um mundo globalizado, o controle do Legislativo sobre matérias ligadas ao Mercosul e à União Europeia importa, mas varia em relação às decisões de Política Externa Regional (PER). Este artigo investiga se existem configurações, considerando o desenho institucional, as condições políticas e os fatores econômicos, que expliquem a intensidade da participação legislativa na determinação de tais matérias. Foi realizada uma consulta com especialistas para selecionar 5 decisões que representaram mudanças significativas para a dinâmica regional dos países mercosulinos e europeus. Após definida a amostra intencional de casos, através de uma Análise Qualitativa Comparativa (QCA), foram identificadas condições causais, necessárias e suficientes, para a participação do Legislativo em PER. Os resultados indicam que desenho institucional e fatores econômicos importam, mas debates prévios nos Parlamentos sobre o tema também são relevantes para explicar a atuação legislativa. Isso foi corroborado por uma Análise de Coincidência que demonstrou que essa variável compõe a cadeia causal da participação.
Palavras-chave: regional foreign policy; qualitative comparative analysis; legislative; Mercosur; European Union
DOI: .1590/dados.2025.68.2.360
Regionalism, Foreign Policy and Executive/Legislative Relations: Mercosur and the European Union in Comparative Perspective