Dados es una de las principales publicaciones de ciencias sociales en América Latina. Creada en 1966, publica trabajos inéditos e innovadores, procedentes de investigaciones académicas, de autores brasileños y extranjeros. Editada por IESP-UERJ, tiene como objetivo conciliar el rigor científico y la excelencia académica con un énfasis en el debate público basado en el análisis de temas sustantivos en la sociedad y la política.
Dados vol. 69 n. 1 Rio de Janeiro 2026-06-01 2026
Resumen
O artigo investiga as práticas de publicação em acesso aberto e percepções de pesquisadores no Brasil a respeito do pagamento de taxas de processamento de artigos. A partir de uma abordagem cientométrica, no escopo dos estudos sociais da ciência, analisa-se como transformações nos modelos de negócio de publicação científica podem repercutir na organização de grupos ou práticas científicas, bem como influenciar políticas públicas de financiamento em ciência e tecnologia. No Brasil, o questionário foi enviado a 15.426 bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com um total de 6.288 respostas (taxa de participação de 40,71%). Como principais resultados, observa-se: a preferência pela publicação em acesso restrito nas Ciências Agrárias e da Saúde, e por pesquisadores dos níveis mais elevados da bolsa PQ; a posição favorável ao acesso aberto como princípio, mas um equilíbrio relativo de percepções favoráveis e desfavoráveis quanto ao pagamento por taxas como forma de publicar em acesso aberto, exceto nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais, que demonstraram preferência acentuada pelo modelo de acesso aberto diamante, que engloba periódicos científicos livres de quaisquer taxas.
Palabras-clave: acesso aberto; comunicação científica; periódicos científicos; taxas de processamento de artigos; Brasil
DOI: .1590/dados.2026.69.1.404
Percepções e Práticas sobre o Acesso Aberto e o Pagamento de Taxas de Processamento de Artigos no Brasil