Dados es una de las principales publicaciones de ciencias sociales en América Latina. Creada en 1966, publica trabajos inéditos e innovadores, procedentes de investigaciones académicas, de autores brasileños y extranjeros. Editada por IESP-UERJ, tiene como objetivo conciliar el rigor científico y la excelencia académica con un énfasis en el debate público basado en el análisis de temas sustantivos en la sociedad y la política.
Dados vol. 65 n. 1 Rio de Janeiro 2021-12-19 2022
Resumen
Este artigo recupera a crise nos anos 1960 nos Estados Unidos pela perspectiva de dois cientistas políticos críticos aos movimentos sociais e que tiveram destaque no debate político na década de 1970: Zbigniew Brzezinski (fundador da Comissão Trilateral e Conselheiro de Segurança Nacional do presidente Carter) e Samuel Huntington (editor e fundador da revista Foreign Policy e coordenador do Conselho de Segurança Nacional do mesmo governo). Com base em documentos encontrados em arquivos históricos e na obra dos autores, reconstrói o ponto de vista de ambos sobre a crise, o Vietnã, e os conflitos no interior do Partido Democrata. Os registros demonstram que eles eram contrários àqueles movimentos, mas buscaram absorver algumas de suas demandas. No pós-1968, Brzezinski e Huntington ajudaram a promover uma agenda de reformas, porém as demandas originais foram reformuladas e refreadas, inaugurando um projeto que representava simultaneamente a transformação e a conservação da ordem política.
Palabras-clave: história do pensamento político; história dos Estados Unidos; crise política; transformação-conservadora; Guerra Fria
DOI: .1590/dados.2022.65.1.256
As Raízes de uma Agenda de Transformação Conservadora: Brzezinski e Huntington nos Anos 1960