[Podcast DADOS] Raça, Classe e Desigualdade de Rendimentos no Brasil: Uma Análise de Trajetória Social

André Salata (PUC-RS) e Luiz Augusto Campos (Editor-chefe, Dados)


Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A equipe da revista DADOS lança hoje a primeira gravação de seu podcast realizada em 2022. Aos poucos, temos construído mais um canal de divulgação científica dos artigos e demais iniciativas de nosso periódico. A ferramenta faz parte de um processo mais amplo levado a cabo pela equipe editorial, que tem como objetivo aprimorar a circulação de pesquisas de excelência nas ciências sociais e estimular a leitura de textos acadêmicos.

Neste sexto episódio do Podcast DADOS, nosso editor-chefe Luiz Augusto Campos conversa com o sociólogo André Salata sobre o artigo “Raça, Classe e Desigualdade de Rendimentos no Brasil: Uma Análise de Trajetória Social“, publicado no vol.63, n.3, 2020 da revista. Leia o resumo abaixo.

 

Resumo

O artigo trata da relação entre raça, classe e rendimentos no Brasil, com o objetivo principal de investigar os determinantes das desigualdades raciais no mercado de trabalho do país. Ao fazer uso de modelos de equações estruturais, analisamos o processo de estabelecimento de diferenciais de renda entre brancos e negros, desde sua origem social até a definição de salários, através da escolarização e alocação ocupacional. A análise, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios coletada em 2014 permite comparar os efeitos diretos, indiretos e totais da raça e origem social sobre a renda do trabalho. Os resultados mostram que, embora os efeitos totais de origem social sejam maiores que os efeitos raciais, o primeiro não pode explicar a maior parte das desvantagens sofridas pelos negros atualmente no Brasil, que ocorrem principalmente de modo indireto – através da educação e da ocupação. Assim, o artigo traz evidências novas, atualizadas e mais detalhadas para um debate de longa data.

Para consultar o texto completo, acesse: https://doi.org/10.1590/dados.2020.63.3.213

Escute em:

ANCHOR

SPOTIFY

Acompanhe nossas redes sociais:

Twitter

https://twitter.com/DadosRevista

Instagram

https://www.instagram.com/DadosRevista/

Facebook

https://www.facebook.com/revistadados/ 

 

Tags: ,