Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 64 n. 2 Rio de Janeiro 2021-03-16 2021
Resumo
O artigo discute como as mediações das identidades e tecnicidades atravessam experiências migrantes de usos sociais das mídias, especialmente das mídias digitais e em rede. Parte de uma revisão teórica sobre as noções de identidades em diáspora, e da perspectiva das mediações, para fundamentar a análise sobre apropriações midiáticas por migrantes senegaleses no Rio Grande do Sul. As estratégias metodológicas são construídas a partir da inserção em um campo de investigação complexo e multissituado que abarca dinâmicas de comunicação construídas de modo transnacional, em práticas e processos de comunicação que se dão entre as instâncias online e offline. Como resultados, percebe-se que os múltiplos usos sociais das mídias por migrantes senegaleses assumem sentidos táticos de participação social, construção de narrativas de si, manutenção de vínculos, construção de redes de apoio, ressignificação da experiência diaspórica e de cidadania migrante, com destaque a políticas antirracistas.
Palavras-chave: migrações; usos sociais das mídias; mediações; comunicação em rede; Senegal
DOI: 10.1590/dados.2021.64.2.233
Tecnicidades e identidades migrantes nos usos sociais das mídias: uma aproximação à diáspora senegalesa no sul do Brasil