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Dados vol. 66 n. 2 Rio de Janeiro 2022-09-13 2023

Social networks and mobile instant messaging services in the election of Jair Bolsonaro as president of Brazil in 2018

Pedro Santos Mundim, Fabio Vasconcellos e Lucas Okado

Resumen

Estudos que utilizaram dados de survey para analisar as razões da eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil em 2018 destacaram fatores como ideologia conservadora, antipetismo (ressentimento contra o Partido dos Trabalhadores Brasileiros) e populismo. Em todos eles, as variáveis midiáticas são tratadas de maneira superficial, como se seu papel na política e nas eleições fosse simplesmente “entregar a mensagem” aos eleitores. Contestamos essa visão de que a mídia desempenhou um papel secundário nas decisões dos eleitores, ao enfatizar os efeitos das redes sociais e dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas. Com base nos dados do Estudo Eleitoral Brasileiro, mostramos que o uso do Facebook, WhatsApp e YouTube como fontes de informação política quase dobrou as chances de voto em Bolsonaro. Isso os coloca em um nível de importância semelhante ao de outras variáveis, como o discurso anti-pluralista, valores religiosos e ideologia de direita.

Palabras-clave: social networks; mobile instant messaging services; Brazilian presidential elections; populism; media effects

DOI: .1590/dados.2023.66.2.291

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Social networks and mobile instant messaging services in the election of Jair Bolsonaro as president of Brazil in 2018