Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 66 n. 2 Rio de Janeiro 2022-09-13 2023
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre consequências das campanhas digitais para as eleições e a democracia no Brasil, a partir de um estudo de percepções de profissionais de campanha sobre como a internet afeta as plataformas eleitorais no país. Nesse sentido, produzimos 28 entrevistas semiestruturadas, sobre as quais aplicamos uma análise temática de conteúdo. A aplicação dessa metodologia nos possibilitou identificar três temas altamente mencionados: “democratização”, “fake news”, e “segmentação”. Em seguida, procuramos pelas percepções de cada um desses temas entre os entrevistados e refletimos sobre o que essas noções podem significar para os processos eleitorais e a democracia brasileira. Ao fim, sugerimos que as percepções analisadas apontam para um contexto político pressionado pela transformação, em que as fake news são um elemento estratégico. Além disso, sinalizam uma tendência crescente de fragmentação da comunicação política no país.
Palavras-chave: campanhas digitais; percepções; profissionais de campanha; Brasil; democracia
DOI: .1590/dados.2023.66.2.294
Mídias digitais, eleições e democracia no Brasil: uma abordagem qualitativa para o estudo de percepções de profissionais de campanha