[Podcast Dados] Divisão Sexual do Trabalho e Democracia, por Flávia Biroli


Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Revista DADOS lançou há alguns meses um Podcast de divulgação de seus artigos e demais iniciativas. A ferramenta faz parte de um processo mais amplo do periódico, que tem como objetivo aprimorar a circulação de pesquisas de excelência nas ciências sociais e estimular a leitura de textos acadêmicos.

No terceiro episódio do Podcast DADOS, a cientista política Flávia Biroli conversa com a assistente editorial da revista Marcia Rangel Candido sobre o artigo “Divisão Sexual do Trabalho e Democracia“, um dos mais citados da publicação, veiculado no vol.59, n.3. O resumo do trabalho pode ser consultado abaixo.

Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as conexões entre a divisão sexual do trabalho, aqui entendida como um fator fundamental na produção do gênero, e os limites das democracias contemporâneas. A análise se apoia em extensa literatura sobre o tema, acompanhada de aporte empírico que permite situar a discussão no contexto brasileiro. É orientada por dois axiomas e uma hipótese, aos quais correspondem as três principais seções do artigo: (A1) a divisão sexual do trabalho está na base das hierarquias de gênero nas sociedades contemporâneas; (A2) essas hierarquias assumem formas diferenciadas segundo a posição de classe e raça das mulheres; (H) as assimetrias assim constituídas, entre as quais se destacam o acesso desigual a tempo livre e a renda, limitam a participação política das mulheres. O reconhecimento do impacto da divisão sexual do trabalho se faz em uma concepção ampliada da política, que leva em conta as relações de poder no cotidiano. A análise destaca como essas relações incidem no acesso ao sistema político. Procura, com isso, colaborar para a construção de modelos teóricos que incorporem essa dimensão fundamental das relações de gênero, a divisão sexual do trabalho, à análise crítica dos limites da democracia.

Para consultar o texto completo acesse: https://doi.org/10.1590/00115258201690

Escute em:

ANCHOR

 

SPOTIFY

 

Acompanhe nossas redes sociais:

Twitter

https://twitter.com/DadosRevista

Instagram

https://www.instagram.com/DadosRevista/

Facebook

https://www.facebook.com/revistadados/ 

 

 

Tags: , , ,