[Podcast DADOS] Com a Palavra os Nobres Deputados: Ênfase Temática dos Discursos dos Parlamentares Brasileiros, por Davi Moreira


Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Podcast da revista DADOS completou mais de um ano. Aos poucos, temos construído mais um canal de divulgação científica dos artigos e demais iniciativas de nosso periódico. A ferramenta faz parte de um processo mais amplo levado a cabo pela equipe editorial, que tem como objetivo aprimorar a circulação de pesquisas de excelência nas ciências sociais e estimular a leitura de textos acadêmicos.

Neste quinto episódio do Podcast da DADOS, nosso editor-chefe Luiz Augusto Campos conversa com o cientista político Davi Moreira sobre o artigo “Com a Palavra os Nobres Deputados: Ênfase Temática dos Discursos dos Parlamentares Brasileiros“, publicado no vol.63, n.1, 2020 da revista. Leia o resumo abaixo.

 

Resumo

Reconhecendo o discurso como um dos meios pelos quais a política se materializa, este artigo tem o objetivo de responder a seguinte questão: as agendas proferidas pelos parlamentares em discursos no plenário da Câmara dos Deputados são governadas pela relação governo-oposição, assim como constatado sobre sua atuação no processo decisório? Para respondê-la, foi feito uso do expressed agenda model para análise do conteúdo de mais de 127 mil pronunciamentos realizados por mais de 2 mil oradores diferentes ao longo de mais de 15 anos de atividade parlamentar na Câmara dos Deputados (1999-2014). Identificada a ênfase atribuída por cada legislador às agendas econômica e social, a resposta é que não. As conclusões apresentadas aprimoram o conhecimento a respeito do comportamento parlamentar no âmbito da Câmara dos Deputados e indicam a influência de outras variáveis sobre sua atuação como, por exemplo: a ideologia, o gênero e a sua popularidade.

Para consultar o texto completo, acesse: https://doi.org/10.1590/001152582020204

 

Escute em:

ANCHOR

SPOTIFY

 

Acompanhe nossas redes sociais:

Twitter

https://twitter.com/DadosRevista

Instagram

https://www.instagram.com/DadosRevista/

Facebook

https://www.facebook.com/revistadados/ 

Tags: