Diretrizes para publicação no Blog da DADOS


Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Blog da Dados é um espaço para divulgação científica de diversos tipos de textos sobre temas conectados ao debate público nacional e internacional, baseados em pesquisa e reflexão teórica sistemáticas nas diversas áreas das Ciências Sociais. Todos os textos submetidos deverão se adequar a um dos formatos a seguir e passarão pela avaliação do conselho editorial do Blog e/ou de pareceristas anônimos. É obrigatório que pelo menos um dos autores da submissão tenha título de doutorado, não sendo aceitos manuscritos com mais de quatro autores(as).

 

Tipos de textos

Comentários críticos: com o objetivo de fomentar o debate acadêmico qualificado, o Blog da Dados recebe ensaios críticos dos artigos publicados pela revista em algum de seus números. Tais comentários devem ter como único fim o avanço do conhecimento científico e, para tal, devem destacar os méritos e insuficiências do artigo em tela de forma polida e cortês, em consonância com o debate acadêmico rigoroso. Autores(as) de artigos que eventualmente forem objeto de algum comentário crítico publicado na página terão o direito à réplica, sem possibilidade de tréplica, conforme normas internacionais para sistemas de rejoinder.

Notas preliminares de pesquisa: textos que divulguem resultados preliminares de pesquisa ou apresentem temáticas inovadoras de investigação, ainda que subexploradas metodologicamente.

Análises de temas atuais: análises de conjuntura respaldadas por dados empíricos ou teoricamente embasadas. Não se trata aqui de texto meramente opinativo, mas sim de reflexões sistemáticas conectadas a eventos contemporâneos específicos.

Press releases: textos de cunho jornalístico que têm como objetivo facilitar a comunicação do conteúdo de artigos acadêmicos recém-lançados na própria revista Dados.

Memória: textos que abordem trajetórias e contribuições intelectuais relevantes para o âmbito da história das ciências sociais, sobretudo quando relacionado à história da revista Dados.

 

Instruções para envio de textos

Extensão: mínimo de 1.000 e máximo de 3.000 palavras, incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas.

Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.
Idiomas: português, inglês e espanhol.

 

Referências bibliográficas

Recomendamos evitar as notas de rodapé e dar preferência ao uso de hyperlinks para notícias de jornais e sites.

Artigos, livros, capítulos de livros, relatórios de pesquisa e demais publicações devem vir listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, observando-se os seguintes critérios:

Livro
Exemplo: BIROLI, Flávia. (2018), Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo, Boitempo.

Capítulo de livro
Exemplo: ALATAS, Syed. (2015), “La problemática de lo autóctono y la autocnía: experiencias del Sur asiático y de África”, in F. Beigel e H. Sabea (eds.), Dependencia académica y profesionalización en el Sur. Mendoza: EDIUNC; Río de Janeiro: SEPHIS, p. 55-64.

Artigo em revista
Exemplo: ABERS, Rebecca; SERAFIM, Lizandra; TATAGIBA, Luciana. (2014), “Repertórios de Interação Estado-Sociedade em um Estado Heterogêneo: a Experiência na Era Lula”. Dados, v. 57, n. 2, p. 325-357.

Artigo eletrônico
Exemplo: VILLAS BÔAS, Glaucia. “A Recepção Controversa de Max Weber no Brasil (1940-1980)”. Dados [online]. 2014, v. 57, n.1 [dia-mês-ano da consulta], p. 5-33. Disponível em http://www.scielo.br/dados.

Teses e dissertações
Exemplo: FLORENCIO DE AGUIAR, Thais. (2013), Uma Genealogia dos Princípios de Demofilia em Concepções Utópicas de Democratização. Tese (Doutorado em Ciência Política), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

 

Contato para submissões


E-mail: dados@iesp.uerj.br

Os textos passam por avaliação de um comitê editorial e podem ser (1) aprovados, (2) aprovados com alterações ou (3) recusados.