Artigo



Dados vol. 62 n. 1 Rio de Janeiro 2019-06-10 2019

As Remodelagens Institucionais nas Estruturas de Apoio à Promoção Comercial no Brasil

Figueira, Ariane

Resumo

O objetivo do artigo é compreender como a administração pública brasileira vem respondendo, sob o ponto de vista dos arranjos institucionais e decisórios, às demandas crescentes na área de promoção comercial. O método utilizado foi o estudo de caso, que propicia uma visão aprofundada e longitudinal do processo. As fontes da pesquisa foram de natureza primária e secundária, sendo os dados tratados a partir das técnicas da triangulação e da análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que o histórico do processo organizacional e decisório de promoção comercial brasileira foi marcado por três fases: a primeira, referente à constituição e consolidação da área, verificadas dentro da estrutura organizacional do Itamaraty; a segunda, caracterizada pela perda de espaço na centralidade da formulação e decisão dessa política, resultando em uma fragmentação e dispersão de responsabilidades; e a terceira, pela crescente constituição de espaços formais de diálogo interburocrático e com o setor empresarial.

Palavras-chave: política externa; promoção comercial; arranjos institucionais; processo decisório; gestão pública

DOI: 10.1590/001152582019174

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