[Podcast DADOS] Com a Palavra os Nobres Deputados: Ênfase Temática dos Discursos dos Parlamentares Brasileiros

Davi Moreira e Luiz Augusto Campos (Editor-chefe, Dados)


Podcast da revista DADOS completou mais de um ano. Aos poucos, temos construído mais um canal de divulgação científica dos artigos e demais iniciativas de nosso periódico. A ferramenta faz parte de um processo mais amplo levado a cabo pela equipe editorial, que tem como objetivo aprimorar a circulação de pesquisas de excelência nas ciências sociais e estimular a leitura de textos acadêmicos.

Neste quinto episódio do Podcast da DADOS, nosso editor-chefe Luiz Augusto Campos conversa com o cientista político Davi Moreira sobre o artigo “Com a Palavra os Nobres Deputados: Ênfase Temática dos Discursos dos Parlamentares Brasileiros“, publicado no vol.63, n.1, 2020 da revista. Leia o resumo abaixo.

 

Resumo

Reconhecendo o discurso como um dos meios pelos quais a política se materializa, este artigo tem o objetivo de responder a seguinte questão: as agendas proferidas pelos parlamentares em discursos no plenário da Câmara dos Deputados são governadas pela relação governo-oposição, assim como constatado sobre sua atuação no processo decisório? Para respondê-la, foi feito uso do expressed agenda model para análise do conteúdo de mais de 127 mil pronunciamentos realizados por mais de 2 mil oradores diferentes ao longo de mais de 15 anos de atividade parlamentar na Câmara dos Deputados (1999-2014). Identificada a ênfase atribuída por cada legislador às agendas econômica e social, a resposta é que não. As conclusões apresentadas aprimoram o conhecimento a respeito do comportamento parlamentar no âmbito da Câmara dos Deputados e indicam a influência de outras variáveis sobre sua atuação como, por exemplo: a ideologia, o gênero e a sua popularidade.

Para consultar o texto completo, acesse: https://doi.org/10.1590/001152582020204

 

Escute em:

ANCHOR

SPOTIFY

 

Acompanhe nossas redes sociais:

Twitter

https://twitter.com/DadosRevista

Instagram

https://www.instagram.com/DadosRevista/

Facebook

https://www.facebook.com/revistadados/ 

Tags:,