Dados es una de las principales publicaciones de ciencias sociales en América Latina. Creada en 1966, publica trabajos inéditos e innovadores, procedentes de investigaciones académicas, de autores brasileños y extranjeros. Editada por IESP-UERJ, tiene como objetivo conciliar el rigor científico y la excelencia académica con un énfasis en el debate público basado en el análisis de temas sustantivos en la sociedad y la política.
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Artigos em revistas científicas são o principal mecanismo de comunicação científica que conhecemos. Há duas razões especiais para publicar artigos acadêmicos: 1) disponibilizar suas pesquisas para os demais integrantes do campo disciplinar no qual atua e contribuir para o enriquecimento da área a partir de diálogos, críticas e possíveis replicações metodológicas geradas pelo trabalho; 2) adquirir reconhecimento entre os pares e aprimorar o currículo. No Brasil, professores universitários e pesquisadores são usualmente selecionados via concursos públicos e a quantidade e qualidade das publicações apresentadas têm um peso importante para a classificação do candidato.
O grande número de periódicos publicados torna a tarefa de acompanhar tudo que é produzido num determinado campo científico praticamente impossível. Por isso, professores e pesquisadores priorizam uma quantidade limitada de revistas e congressos acadêmicos para se manterem atualizados acerca dos desenvolvimentos temáticos e metodológicos de sua área. Este é um dos aspectos relevantes a se levar em consideração ao escolher onde publicar, pois a opção por submeter artigos a meios desconhecidos ou acessíveis a poucos, torna provável que o trabalho se perca diante do grande volume de pesquisas produzidas e disponíveis.
A revisão por pares é outro aspecto significativo, conforme acentuado por Luiz Augusto Campos, em post publicado neste blog em 2019, para a divulgação da produção científica. De um modo geral, os pareceres elaborados por pares tendem a ser construtivos e úteis, contribuindo para melhorar a qualidade final do artigo. Ademais, à medida em que recebem feedbacks em relação aos seus textos, os autores passam a compreender com maior facilidade os erros mais comuns e aprimoram a redação e capacidade de comunicar suas ideias.
Apesar de sua inequívoca importância, o treinamento específico para a escrita e preparação de manuscritos para publicação é pouco comum na academia, o que gera bastante apreensão e ansiedade entre pesquisadores iniciantes. O objetivo deste post é apresentar, em linhas gerais, as principais etapas e elementos a serem considerados na preparação de um texto que contenha os requisitos mínimos a serem enviados para apreciação em revistas acadêmicas.
Regras de ouro
Escreve bem quem lê bem e sobre diferentes temas e campos disciplinares. Para além de ampliar nosso conhecimento geral e específico sobre temas que nos interessam, o hábito da leitura enriquece nosso vocabulário, capacidade de argumentação e síntese, ferramentas essenciais para um texto acadêmico.
Há anos atrás ouvi de um professor a seguinte frase: o melhor elogio que um acadêmico oferece a outro é criticar o seu trabalho. Quando um colega critica aspectos metodológicos, teóricos e argumentativos do seu texto entenda isso como uma forma de engajamento e interesse genuíno no aprimoramento do que você produz.
É importante, entretanto, que a crítica entre colegas de área seja direcionada à qualidade do trabalho e não à pessoa. Tanto autores quanto pareceristas precisam ter isso em mente.
Determine sua audiência
Seu estilo de escrita deve variar de acordo com o público que você pretende atingir e o impacto que espera obter com o texto. Os mesmos dados de pesquisa podem ser utilizados em um ensaio opinativo para um jornal, um blog, um projeto de proposição de políticas públicas ou um artigo acadêmico. Este último, por sua vez, também pede variações de estilo a depender da disciplina e da revista. Procure ver em quais periódicos colegas que trabalham com temas semelhantes ao seu publicam. Leia diferentes artigos publicados sobre o seu tema nesses periódicos e observe o estilo de escrita, as referências, metodologias e jargões utilizados.
Conheça as principais revistas da sua área
Leia revistas do seu campo para decidir em qual seu artigo melhor se enquadra. Leia resumos de diferentes edições e veja que tipo de contribuição estão propondo. Observe a estrutura dos artigos. Escolha um artigo que possa servir de modelo para o seu manuscrito.
Preste atenção redobrada à seção “instrução aos autores” da revista. Nela são elencadas as normas editoriais e de apresentação do manuscrito. Siga tais instruções à risca, pois muitos artigos são devolvidos aos autores ainda na primeira etapa de avaliação, que é estritamente formal.
Lembre-se que escrevemos para diferentes periódicos em diferentes etapas da nossa carreira. Apesar da pressão cada vez maior para publicarmos em revistas com alto fator de impacto, nem sempre o processo é rápido ou o seu trabalho está maduro o suficiente para ser aceito nas mais qualificadas. Dar publicidade ao seu nome e fazer suas ideias circularem para um público interessado e engajado nos resultados do seu trabalho devem estar entre as suas prioridades.
Faça um esboço
Faça um esboço inicial do artigo contendo: as hipóteses/perguntas/argumentos principais, a literatura com a qual seu texto busca dialogar, os achados e contribuições do texto para o campo. Adapte o esboço ao padrão comumente utilizado na revista que pretende publicar.
Produza textos generativos
Escreva coisas que você possa reordenar, reescrever, reler as frases, argumentos e fortalecê-los. Guarde os textos curtos que apresentar em palestras, conferências e mesas-redondas para estimular ideias e conteúdos de futuros artigos a serem submetidos à avaliação de revistas acadêmicas. Faça um planejamento de eventos que irá participar durante o ano e prepare artigos que tenham relação com trabalhos que pretende publicar.
Seja disciplinado e tente escrever todos os dias
Tenha uma rotina de escrita e preparação do texto. Reserve um horário diário para se dedicar exclusivamente a isso e faça por partes: das mais simples às mais complexas. Só passe para a uma nova etapa após concluir outra. Tente escrever, sempre que possível, de forma ininterrupta e por um período de tempo pré-determinado. Caso tenha problemas de concentração use estratégias como deixar o celular em modo avião, desligar o WiFi, bloquear as redes sociais pelo período que estiver escrevendo. Se precisar usar a internet enquanto estiver escrevendo pode baixar um aplicativo ou extensão de bloqueio de redes sociais para o seu navegador. Para quem o usa o Chrome, sugiro o Work Mode.
Use aplicativos (de produtividade)
Há diversos aplicativos e softwares que auxiliam na produtividade. Utilize-os para anotar ideias no celular e compartilhar automaticamente no seu computador (notes, google keep, evernote, drafts, liquidtext entre outros), gravar áudios rápidos quando surgir uma inspiração (voice memos, otter voice notes), gerenciar trabalhos em equipe (slack, dropbox, google drive, google docs, google sheets etc) e formatar citações e referências bibliográficas (zotero, mendeley).
Estabeleça metas
Estabeleça metas de escrita específicas e exequíveis. Em vez de se propor a escrever todo o artigo no final de semana diga: “meu plano é fazer uma revisão crítica de literatura em até 1000 palavras na segunda-feira entre 8 e 11 da manhã”. Existem pessoas com alta motivação interna e outras que necessitam de apoio externo. Se você estiver no segundo grupo, crie um sistema de recompensas para cada etapa de escrita que concluir satisfatoriamente. Mas não confunda recompensa com autoindulgência.
Peça a colegas e amigos que leiam seu trabalho
Discuta seu trabalho, desde o início, com colegas. Esteja pronto para receber críticas e sugestões. Faça várias revisões no texto, no argumento central, verifique quão robusto são os seus achados, se o artigo oferece uma contribuição ao seu respectivo campo de estudos. Escrita acadêmica é 90% suor e 10% inspiração.
Pratique o trabalho colaborativo
Coletivize a escrita. Crie um grupo de escrita com amigos, mesmo online. Estabeleça um horário e cada um escreve seu próprio texto. De tempos em tempos, chequem o andamento do processo, leiam e comentem os trabalhos de todos. Escreva artigos em coautoria sempre que possível. Além de contribuir para o processo de escrita, isso favorece a criação e fortalecimento de redes colaborativas entre acadêmicos de diferentes especialidades, regiões e etapas da carreira.
Bloqueios criativos acontecem
Bloqueios criativos são normais e frequentes. Não se frustre quando e se acontecer com você. Tente escrever à mão por um tempo, pois o fluxo de ideias melhora bastante e você pode romper com o bloqueio. Se não funcionar, tudo bem, descanse, veja uma série, leia um romance, se exercite, namore e retome o processo em outra ocasião. “Abelha fazendo mel vale o tempo que não voou”.
Seja persistente e resiliente
Há muita competitividade na academia e publicar em revistas qualificadas pode ser difícil e estressante até para acadêmicos seniores. Esteja preparado para ter seu artigo rejeitado ou com muitas alterações solicitadas por avaliadores. Leia e dê atenção a todas as sugestões de editores e pareceristas. Se for o caso, reformule e reenvie o texto ou o submeta para outra revista, à qual seu trabalho talvez se adeque melhor.