Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 68 n. 3 Rio de Janeiro 2025-02-20 2025
Resumo
O estudo tenta estimar o impacto da guerra às drogas, travada pelo Estado nas periferias do Rio de Janeiro, no desempenho escolar. Duas fontes medem a exposição aos tiroteios protagonizados pela polícia contra os traficantes: a plataforma Fogo Cruzado; e os registros dos diretores das escolas. Os resultados do modelo multinível que inclui todas as escolas municipais mostram que a exposição aos tiroteios decorrentes das operações policiais provoca uma queda no aprendizado dos alunos do 5º ano em português e em matemática. Quando se comparam apenas escolas pareadas em função do perfil socioeconômico dos alunos e da complexidade da sua gestão, o efeito dos tiroteios constantes reduz em dois terços o aprendizado esperado de português durante um ano e anula completamente o aprendizado esperado em matemática no mesmo período. No entanto, os efeitos não foram significativos para o 9º ano. O estudo encontrou ainda impactos dos tiroteios nas taxas de reprovação e abandono. O trabalho é uma primeira tentativa de estimar os impactos da guerra às drogas na área de educação.
Palavras-chave: Guerra às Drogas; Impacto na Educação; Rio de Janeiro; Proibicionismo
DOI: .1590/dados.2025.68.3.379
O Impacto da Guerra às Drogas na Educação das Crianças das Periferias do Rio de Janeiro