Artigo



Dados vol. 68 n. 3 Rio de Janeiro 2025-02-20 2025

Origem Social e Acesso ao Ensino Superior no Brasil entre 1992 e 2022

André Salata; Taiane Bringhenti; Ana Carolina Miranda

Resumo

O artigo analisa as desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil, por classe de origem, entre 1992 e 2022. Para tanto, são utilizados dados tanto da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) antiga quanto da PNAD contínua, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise é feita por meio de modelos logit, tendo como principal variável dependente o acesso ao ensino superior, e como variável independente de interesse a origem social de jovens entre 18 e 24 anos de idade. Os principais resultados trazem evidências robustas de que nos últimos anos, desde aproximadamente 2015, houve retração da tendência de democratização do acesso ao ensino superior. Fatores como redução do ritmo de expansão, enfraquecimento das políticas de democratização do acesso e aumento das desigualdades no período recente são mobilizados como possíveis explicações para os resultados observados.

Palavras-chave: ensino superior; desigualdade; oportunidades educacionais; origem social; estratificação social

DOI: .1590/dados.2025.68.3.376

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Origem Social e Acesso ao Ensino Superior no Brasil entre 1992 e 2022