Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 68 n. 3 Rio de Janeiro 2025-02-20 2025
Resumo
A comunicação legislativa é eficiente quando provoca novos comportamentos políticos e estreitamento da relação dos representantes com a sociedade (Leston-Bandeira, 2012). Por conta disso, instituições públicas têm ocupado o ambiente digital não somente pelas exigências da legislação, mas, também, por iniciativas próprias visando a visibilidade, transparência, prestação de contas e proximidade com os cidadãos. Neste cenário, a prática da comunicação pública de caráter institucional perpassa por novas dinâmicas, especialmente pelas características dos diferentes poderes. Assim, este artigo busca compreender — com base na percepção de agentes do campo — que variáveis interferem na comunicação institucional dos legislativos municipais, caracterizados por menor infraestrutura, pessoal reduzido, baixa institucionalização dos fluxos informativos e que, por natureza, são marcados pela proximidade com os cidadãos. Por meio de entrevistas semiestruturadas, tendo como foco dez assessores responsáveis pela comunicação dos parlamentos locais do Paraná, percebe-se cinco questões que se manifestam: desinteresse dos gestores, exigências profissionais, limites e “medos” na produção das mensagens, interesses político-partidários e entraves no relacionamento com o público. De forma ampla, a comunicação digital das Câmaras Municipais transita entre a institucionalização e instrumentalização dos fluxos informativos.
Palavras-chave: equipes de comunicação; comunicação pública; legislativos municipais; Facebook; internet; parlamento
DOI: .1590/dados.2025.68.3.372
Os fluxos de comunicação digital nas instituições públicas: a institucionalização e a instrumentalização a partir da percepção dos produtores de conteúdo das Câmaras Municipais