Artigo



Dados vol. 68 n. 1 Rio de Janeiro 2024-04-01 2025

Desigualdades educacionais no Brasil contemporâneo: definição, medida e resultados

Mauricio Ernica, Erica Castilho Rodrigues e José Francisco Soares

Resumo

Este artigo propõe um indicador que descreve, para cada município brasileiro, o nível de aprendizagem de seus estudantes do ensino fundamental e as desigualdades de aprendizagem entre grupos de estudantes definidos por nível socioeconômico, raça e sexo. Esse indicador é necessário porque as desigualdades de aprendizagem são crescentes e, contudo, não são observadas pelo principal indicador educacional do país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O estudo inicialmente conceitualiza justiça em educação, situando-se no debate sobre teorias de justiça distributiva. Em seguida, apresenta os aspectos metodológicos do indicador e os resultados obtidos. A principal constatação é que as disciplinas e séries escolares nas quais se verificou o maior número de municípios aumentando o seu nível de aprendizagem são também aquelas em que se verificou forte aumento das desigualdades.

Palavras-chave: direito à educação; avaliação educacional; justiça em educação; desigualdades educacionais; IDEB

DOI: .1590/dados.2025.68.1.345

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Desigualdades educacionais no Brasil contemporâneo: definição, medida e resultados