Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 63 n. 3 Rio de Janeiro 2020-09-08 2020
Resumo
O objetivo deste artigo é recuperar a memória da oposição política à ditadura salazarista entre os imigrantes portugueses nos Estados Unidos durante a segunda metade dos anos trinta, quando adquire uma maior intensidade e significação simbólica sob a liderança do ex-ministro republicano João Camoesas. Este trabalho demonstra que, durante esse período, o salazarismo e o anti-salazarismo mantiveram um intenso debate no seio da comunidade imigrante portuguesa, no contexto de uma atmosfera de agitação e mobilização estimulada pela guerra civil espanhola. Por meio de documentos originais de arquivos diplomáticos e da imigração lusa, pode-se observar a repercussão mediática e a reação do salazarismo à propaganda de seus opositores, que tentou deslegitimar projetando uma imagem de modernidade e defensa dos valores tradicionais e símbolos da nação portuguesa com os quais se identificava o Estado Novo.
Palavras-chave: salazarismo; imigração portuguesa; Estados Unidos; exílio; propaganda
Portugal, Debaixo do Terror Fascista: João Camoesas e a Propaganda contra a Ditadura Salazarista entre os Imigrantes Portugueses nos Estados Unidos (1935-1940)