Dados é uma das principais e mais longevas publicações nas ciências sociais no Brasil. Criada em 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Editada pelo IESP-UERJ, é seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.
Dados vol. 60 n. 3 Rio de Janeiro jul./set. 2017
Resumo
O artigo identifica e discute alguns movimentos cognitivos cruciais da coleção Sociologia da revista DADOS. Inspirada em ideias sobre a dinâmica da diferenciação funcional da sociologia de Niklas Luhmann como uma chave geral de leitura dos dados da pesquisa, sugere o papel central que a sociologia política, especialidade mais recorrente, tem na coleção. Ela protagoniza um movimento simultâneo de diferenciação em relação ao conjunto dos artigos publicados e de modificação desse ambiente, pelas ressonâncias que vai imprimindo nas outras especialidades da sociologia. Nessa mesma chave, sugere o papel de autodescrição reflexiva em relação ao conjunto da coleção assumido pelo pensamento social e político, a segunda especialidade mais recorrente nesses 50 anos de publicação da revista.
Palavras-chave: DADOS – Revista de Ciências Sociais; sociologia política; história das ciências sociais; pensamento social e político; Niklas Luhmann.
A Sociologia e a Sociologia Política em DADOS