Dados es una de las principales publicaciones de ciencias sociales en América Latina. Creada en 1966, publica trabajos inéditos e innovadores, procedentes de investigaciones académicas, de autores brasileños y extranjeros. Editada por IESP-UERJ, tiene como objetivo conciliar el rigor científico y la excelencia académica con un énfasis en el debate público basado en el análisis de temas sustantivos en la sociedad y la política.
Giovanna Monteiro-Macedo (IESP-UERJ)
Em 2026, a Revista DADOS completa 60 anos de publicação. Fundada em 1966, a revista chega a essa marca histórica como uma das mais longevas publicações das Ciências Sociais no Brasil, mantendo por seis décadas um compromisso permanente com a produção acadêmica de excelência, o rigor metodológico e o diálogo qualificado com os grandes debates sociais e políticos do país e do mundo.
Desde sua criação, DADOS se consolidou como um espaço central de divulgação de pesquisas inéditas e inovadoras, reunindo contribuições de autoras e autores brasileiros e estrangeiros. Com periodicidade trimestral desde 1981, a revista integrou, em 1996, o grupo inaugural de onze periódicos do SciELO – Science Electronic Library Online, tornando-se o primeiro periódico das Ciências Humanas a fazer parte do projeto. Ao longo de sua trajetória, a liderança editorial da revista também se expressou em sua ampla indexação internacional, incluindo o Institute for Scientific Information (ISI/Thomson), e no reconhecimento de sua qualidade acadêmica, evidenciado pela classificação A1 em múltiplas áreas no Qualis/CAPES.
Editada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), a história de DADOS se confunde com a própria trajetória do instituto e com a consolidação das Ciências Sociais no Brasil. Fundado originalmente como IUPERJ, em um contexto marcado pelas restrições impostas pelo golpe civil-militar de 1964, o instituto constituiu-se desde cedo como um espaço plural, crítico e aberto à reflexão rigorosa sobre a política e a sociedade. Ao longo de mais de cinco décadas, o IESP-UERJ formou gerações de pesquisadores e pesquisadoras, teve papel central na institucionalização da pós-graduação em Ciência Política e Sociologia.
Nos últimos anos, a revista DADOS vem ampliando o fluxo de submissões e aprimorando seus processos editoriais. Após o pico de 362 textos submetidos em 2020, o volume se estabilizou em torno de 100 submissões por semestre, com cerca de 20 artigos aceitos. Para preservar o trabalho dos pareceristas, os filtros editoriais foram reforçados: 46% dos textos são recusados no desk review, 13% na avaliação do conselho de redação e cerca de 15% na decisão final, resultando em 27% de aceitação. Desde 2022, o tempo médio de avaliação atende às metas da SciELO, mantendo-se próximo de 200 dias após queda significativa desde 2020. Paralelamente, a revista melhorou suas métricas de impacto: o índice h5 do Google passou de 17 para 19, o CiteScore subiu de 0,8 (2022) para 0,9 (2025) e o SJR manteve 0,28 com tendência de crescimento, destacando-se entre as poucas revistas brasileiras indexadas nas principais bases internacionais.
A adesão ao Programa de Ciência Aberta, desde 2019, impulsionou a divulgação científica e a transparência da pesquisa. O Blog DADOS tornou-se um eixo de comunicação e engajamento, reunindo milhares de seguidores nas redes sociais, mais de 2.800 streams do podcast e mais de 13 mil visualizações em vídeos no YouTube, além de repercussões na mídia e em artigos acadêmicos. A política de replicabilidade também avançou desde 2021, 51% dos artigos publicados disponibilizaram dados no Dataverse, chegando a 57,6% após a criação da editoria de replicabilidade em 2023, com destaque para a reprodução integral dos estudos quantitativos. Em 2025, a revista instituiu o Prêmio Charles Pessanha para reconhecer os melhores artigos em Sociologia e Ciência Política/Relações Internacionais, reafirmando o compromisso com qualidade, diversidade e impacto público da produção científica.
Para celebrar seus 60 anos, DADOS promoverá ao longo de 2026 uma série de iniciativas especiais, reafirmando seu compromisso com a reflexão acadêmica e com o debate público. Serão publicados novos episódios do podcast da revista, novos artigos em nosso Blog, além de um seminário comemorativo a ser realizado em setembro, que reunirá pesquisadores e pesquisadoras da área.
Mais do que uma celebração institucional, os 60 anos de DADOS são uma oportunidade para revisitar criticamente sua história, refletir sobre os caminhos das Ciências Sociais no Brasil e reafirmar a importância da produção científica rigorosa em um contexto marcado por disputas em torno do conhecimento, da democracia e das desigualdades. Ao longo deste ano comemorativo, convidamos leitoras e leitores a acompanhar essa programação especial.
Etiquetas: 60Anos, Dados