Sobre

 

Informações básicas

Dados – Revista de Ciências Sociais é uma das principais e mais longevas revistas nas Ciências Sociais no Brasil. Publicada desde 1966, divulga trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisa acadêmica, de autores brasileiros e estrangeiros. Com periodicidade trimestral desde 1981, faz parte do primeiro grupo de onze revistas que em 1996 integraram o SciELO – Science Eletronic Library Online, o mais importante veículo de divulgação da ciência brasileira, constituindo-se no primeiro periódico de Ciências Humanas a fazer parte do projeto. A liderança da revista também é contrastada na atualidade, pois é uma das poucas revistas brasileiras de Ciências Sociais indexadas no Institute for Scientific Information – ISI (Thomson Co.), além de ter sido qualificada como A1 em sete áreas na última atualização do Qualis/CAPES.

Em 2017 foi publicado um dossiê comemorativo dos 50 anos da revista (1966-2016), com diversas contribuições sobre a trajetória de Dados, seu perfil disciplinar e temático e seu papel na profissionalização dos periódicos científicos e na construção das ciências sociais no Brasil e na América Latina. Uma introdução à coleção e um panorama sobre os diferentes momentos da revista podem ser encontrados nos artigos de Breno Bringel e Charles Pessanha publicados em dito número.

Editada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP-UERJ (http://www.iesp.uerj.br), Dados – Revista de Ciências Sociais recebe artigos durante todo o ano em sistema de fluxo contínuo. É seu objetivo conciliar o rigor científico e a excelência acadêmica com ênfase no debate público a partir da análise de questões substantivas da sociedade e da política.

O título abreviado da revista é Dados, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

Os artigos publicados por Dados são resumidos ou indexados em:

SCImago Journal & Country Rank

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Órgão financiador

A publicação da revista recebe financiamento do: