Artículo



Dados vol. 66 n. 2 Rio de Janeiro 2022-09-13 2023

Mídias digitais, eleições e democracia no Brasil: uma abordagem qualitativa para o estudo de percepções de profissionais de campanha

Arthur Ituassu et al

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre consequências das campanhas digitais para as eleições e a democracia no Brasil, a partir de um estudo de percepções de profissionais de campanha sobre como a internet afeta as plataformas eleitorais no país. Nesse sentido, produzimos 28 entrevistas semiestruturadas, sobre as quais aplicamos uma análise temática de conteúdo. A aplicação dessa metodologia nos possibilitou identificar três temas altamente mencionados: “democratização”, “fake news”, e “segmentação”. Em seguida, procuramos pelas percepções de cada um desses temas entre os entrevistados e refletimos sobre o que essas noções podem significar para os processos eleitorais e a democracia brasileira. Ao fim, sugerimos que as percepções analisadas apontam para um contexto político pressionado pela transformação, em que as fake news são um elemento estratégico. Além disso, sinalizam uma tendência crescente de fragmentação da comunicação política no país.

Palabras-clave: campanhas digitais; percepções; profissionais de campanha; Brasil; democracia

DOI: .1590/dados.2023.66.2.294

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Mídias digitais, eleições e democracia no Brasil: uma abordagem qualitativa para o estudo de percepções de profissionais de campanha