Artículo



Dados vol. 64 n. 2 Rio de Janeiro 2021-04-01 2021

A Economia da Política Industrial Brasileira (2003 - 2014): Principais Vetores, Deficiências e Rumos para Melhora da Efetividade.

Alexandre Queiroz Guimarães

Resumen

Este artigo é um estudo sobre a política industrial e seu papel no desenvolvimento, investigando como tal política foi adotada recentemente no Brasil. Após uma década de neoliberalismo, a política industrial voltou à pauta, aumentando o interesse pela análise deste tema. Inicialmente, o artigo explora questões gerais relacionadas às necessidades da política industrial e aos fatores e procedimentos necessários para uma implementação bem-sucedida. Uma série de práticas bem sucedidas foram realçadas a fim de guiar a interpretação da experiência brasileira. Apesar de sua priorização e de avanços pontuais, a política industrial no Brasil não produziu resultados mais consistentes. As principais razões incluem: a falta de uma estrutura de coordenação adequada; a incapacidade de se concentrar em metas claras de produtividade e competitividade; o número excessivo de setores contemplados; a falta de uma avaliação consistente; e a incapacidade de alcançar uma negociação abrangente com os representantes da indústria. Esses problemas diminuíram as chances de que as graves deficiências inerentes à indústria brasileira fossem sanadas.

Palabras-clave: Política Industrial; Brasil; Capacidade do Estado; Instituições; Economia Política

DOI: .1590/dados.2021.64.2.235

Texto completo

A Economia da Política Industrial Brasileira (2003 - 2014): Principais Vetores, Deficiências e Rumos para Melhora da Efetividade.