Artigo



Dados vol. 65 n. 1 Rio de Janeiro 2021-12-19 2022

Política de Cotas e Meritocracia: Uma Análise da Percepção de Professores Universitários

Silva, Bruna Caroline Moreira; Xavier, Wescley Silva; Calbino, Daniel

Resumo

As cotas completam 16 anos a partir das experiências nas universidades estaduais. Contudo, desde o seu início, intensos debates são registrados, cuja discussão perpassa os ideais de mérito e de igualdade de condições. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo compreender sob a ótica do discurso de professores universitários como a justiça é manifesta nas ações afirmativas. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com 26 docentes de uma instituição pública. Os resultados apontam que a maioria se aproxima de um discurso da meritocracia, todavia, sem negar a relevância das cotas. Observou-se também que, mesmo diante de dados já suficientes para a análise, os discursos se fundam em predições, sem, contudo, ilustrar experiências para a corroboração argumentativa. Em conclusão, coloca-se em evidência a importância da publicização de informações que qualifiquem o debate, já que se prevê para os próximos anos a revisão da ação afirmativa.

Palavras-chave: ação afirmativa; justiça; ensino superior; Lei de Cotas; docentes

DOI: .1590/dados.2022.65.1.258

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Política de Cotas e Meritocracia: Uma Análise da Percepção de Professores Universitários