Artigo



Dados vol. 62 n. 2 Rio de Janeiro 2019-07-18 2019

Da Aula de História à Televisão: A política Educacional Argentina em torno da Questão das Malvinas 30 Anos Após a Guerra

Tobeña, Verónica

Resumo

O artigo analisa o modo como é representada a Guerra das Malvinas num produto audiovisual oficial dirigido ao público infantil, no marco de um incipiente e progressivo interesse das autoridades nacionais por recolocar a revisão da “Questão Malvinas” na agenda política argentina. Indaga sobre as representações da guerra e dos adversários, reflete sobre os elementos apresentados para pensar a questão e propõe compreender se este material se distancia ou não da função romântica que a história tradicionalmente desempenhou como disciplina escolar, para ponderar, em função disso, seus limites e possibilidades. Nosso estudo se baseou na análise do discurso audiovisual e na comparação historiográfica. Desta indagação concluímos que, por um lado, o Estado conseguiu, a partir da linguagem dos desenhos animados, restabelecer um papel significativo para o texto oficial em matéria de transmissão histórica. Por outro, como proposta educativa oficial, constitui uma oferta cultural em dívida com certos conceitos que fazem com que a formação cidadã e a promoção do pensamento crítico, por meio do ensino de como pensar historicamente, sejam uma forma de socialização quanto ao passado num marco educativo.

Palavras-chave: Zamba; ensino de história; público infantil; guerra das Malvinas; identidade nacional

DOI: /10.1590/001152582019177

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Da Aula de História à Televisão: A política Educacional Argentina em torno da Questão das Malvinas 30 Anos Após a Guerra